resposta temporal de circuito RC
Centro de Ciências Exatas e Tecnologia
Departamento de Física
Física Experimental B
Experimento 6: Circuito RC – Resposta Temporal
Professora Drª Simone F. Souza
São Carlos- SP Resumo:
Realizamos as medidas de Vr e Vc em função do tempo com os multímetros enquanto o capacitor era carregado. Essas medidas, utilizamos para calcular a constante de tempo longa.
Na segunda parte do experimento, conectamos o osciloscópio a um novo circuito que foi montado. Ao ler sua medição (figura na tela ). Calculamos a constante de tempo rápida, e sendo assim, o tempo de meia vida (T12 ) e a constante .
Com as medidas feitas, construímos tabelas e delas, gráficos ( Vr x t) . (Vc x t) para carga e descarga.
Utilizando os gráficos calculamos as constantes.
Objetivo:
Analisar o comportamento transiente de um circuito RS em série submetido a uma excitação pulsada (onda quadrada) medir a constante de tempo deste circuito.
Material Utilizado:
Fonte- ICEL Manaus PS 4000
Cabo BNC
Cabo banana
2 multímetros – Politerm- VC 9802 A
Resistores
Capacitores
Osciloscópio- instrutherm-OD-260
Gerador de funções – instrutherm – GF-320
Cronômetro –KenKo – KK613S
ProtolboardJumpersProcedimento Experimental:
Montou-se o circuito utilizando um resistor de 150kΩ e um capacitor de 220µF.Ajustou-se a fonte de tensão continua para Vf = 10V.Conectou-se 2 multímetros para medir simultaneamente Vr e Vc em função do tempo.
Inicialmente,mediu-se Vr e Vc ,com a chave na posição 1 ate carregar, e depois na 2 ate descarregar,anotando o valores de 5 em 5 segundos , e calculou-se a constante de tempo lenta
Posteriormente,para encontrar a constante de tempo rápida montamos circuito indicado, com 1,5 kΩ e 4,7µF.As medidas foram coletadas pelo osciloscópio e tensão Vf será fornecida por um gerador de funções ajustada pra onda quadrada com Vp = 4V
Finalmente,ajustou-se osciloscópio para medir Vr eVc,e então , a partir das figuras obtidas