resposta senoidal
REPRESENTANDO MOTORES DE INDUÇÃO TRIFÁSICOS SOB
ALIMENTAÇÃO NÃO SENOIDAL
Vera Ferreira Souza / Bolsista – vera_ferreirasouza@hotmail.com
Guilherme Alves Arantes – guialvesarantes@gmail.com
Rui Vagner Rodrigues da Silva – rui.vagner@gmail.com
IFG/Câmpus Itumbiara
PIBIC - Edital 005/2013
Resumo
O trabalho visa levantar o comportamento dos motores de indução trifásicos gaiola de esquilo quando submetidos à alimentação não senoidal utilizando dois tipos de modelagens matemáticas representativas do motor de indução, o modelo abc e o modelo dq0, a fim de realizar um comparativo com os dois modelos e o experimental. Os resultados foram obtidos a partir de um estudo do comportamento do motor de indução trifásico quando submetido a tensões distorcidas. A partir destas modelagens clássicas do motor de indução trifásico no domínio do tempo, foram feitos programas computacionais no ambiente Matlab®, para a simulação do motor de indução trifásico. A determinação dos parâmetros do motor foi obtida através dos ensaios em vazio e de curto-circuito. Para a validação dos resultados foram feitos ensaios experimentais no motor submetido a tensões não senoidais e adquiridos os dados de tensão e corrente que foram comparados com os valores simulados.
Considerando os resultados apresentados nas simulações, conclui-se que qualquer dos modelos, abc ou dq0, podem ser utilizados em regime permanente, no entanto, em observações de regimes transitórios, aconselha-se a utilização do modelo abc.
Palavras-Chave
Motor de indução; Modelos abc e dq0; Qualidade de energia.
1
Objetivos
O trabalho tem por objetivo analisar o comportamento dos motores de indução trifásicos gaiola de esquilo quando submetidos à alimentação não senoidal utilizando as modelagens matemáticas abc e dq0 representativas do motor de indução. Sabe-se que os dois modelos, abc e dq0, apresentam bons resultados quando se trabalha com sistemas