RESPOSTA DO CAPITULO 10 DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO
1. R Foi nessa época que houve as revoluções socialistas, a União Soviética se desagregou, o sofrimento com a crueldade do totalitarismo, as grandes migrações das populações empobrecidas em busca dos centros desenvolvidos, foi o século das lutas contra o apartheid com inúmeras conquistas dos negros e índios. Recrudesceram os ódios étnicos dos radicais responsáveis pelo terrorismo nações ocidentais ditas civilizadas avanço das ciências e da tecnologia século das massas.
2. R a) Para os escolanovistas a escola tradicional á rígida, magistrocêntrica e voltada para a memorização dos conteúdos possuía um viés intelectualista dos assuntos eram expostos de forma verbal, o professor era autoridade máxima, memorização era repetitiva, os conteúdos não tinham relação com seu cotidiano.
b) As tendências foram divididas entre tendências liberais e tendências progressistas:
Tendências Liberais tradicional, renovadora progressistas, renovadora não diretiva ( escola nova), tecnicista.
Tendências liberais libertadora, libertária critico- social dos conteúdos ou “histórico-critica”.
Tradicional- foi a primeira a ser instituída no Brasil por motivos históricos o professor era o centro e aluno receptor.
Renovadora progressistas centraliza no aluno, considerado como ser ativo e curioso.
Renovadora não diretiva (escola nova) método centrado no aluno, a escola é formadora de atitudes, preocupa-se com o psicológico não com o social ou pedagógica.
Tecnicista- o aluno é visto como um depositário passivo dos conhecimentos que devem ser acumulados na mente.
Progressista- critica as realidades sociais, sustentam implicitamente as finalidades sociopolíticas, não condiz com as ideias implantadas pelo capitalismo.
Libertadora essa tendência vincula a educação à luta e organização de classe do oprimido.
Libertária procura a transformação da personalidade num sentido libertário e autogestionário.
“Histórico-critica” prioriza os conteúdos no seu conforto