Resposta de uma prova de filosofia
* O Princípio Utilitarista nos traz que devemos fazer a maior quantidade de bens ao maior número de pessoas, Jonh Stuart Mill defende que a felicidade é um bem conveniente a ser desejado e que é moral. Quando o Estado ampara seus cidadãos, ele promove através dessa ação a felicidade para os elementos da sociedade. Ao garantir os direitos (saúde, moradia, educação...) de uma sociedade ele está produzindo um bem comum a um maior número de pessoas.
* Poderia sim. Rousseau nos mostra que o cidadão é bom por sua natureza e o Estado é mal, quando ele não cumpri suas obrigações conosco ele se responsabiliza pelas ações que tomamos em decorrência da falha que ele cometeu. No caso de John Q se o Estado tivesse prestado toda assistência que seu filho necessitava para o transplante de coração, ele não teria realizado a ação moral de manifestar e manter aquelas pessoas pressas no hospital. Foi por conta da falha do Estado que ele tomou a atitude de fazer ação que fez, ele simplesmente fez se cumprir uma obrigação que era do Estado, naquele momento diante do seu desespero ele tomou aquela obrigação para si.
* O Principio Moral defendido por George Edward Moore é observado no filme no exato momento em que John Q não vendo mais solução para salvar a vida de seu filho, ele opta pelo suicídio, para que seu coração seja transplantado no menino. Ao tomar essa atitude ele não necessitará prejudicar as