Responsabilidades Enegenheiro civil
Desabamento do Edifício Liberdade no Rio de Janeiro
Um dos acidente envolvendo erros de projeto, que será citado será o desabamento do Edifício Liberdade, desabado em torno do mês de janeiro de 2012 o edifício estava localizado no município do Rio de Janeiro.
O desabamento também danificou edifícios vizinhos, fazendo com que todas as edificações vizinha teriam de serem naquele mesmo momento desocupadas por seus moradores, sob o risco de desabamento.
As analises preliminares apontavam com que teria originado a ruina do edifício (desestabilização estrutural da edificação), o corte de vigas e de pilares com a função de manter as cargas atuantes no edifício, já com o corte desses elementos estruturais o prédio passou de ser uma estrutura Hiperestática para uma estrutura Hipostática, e assim começando a se inclinas e levando toda a demais estrutura dele entrar em colapso e cair.
Mais tarde, a perícia realizada pela Policia Federal atribuiu o desabamento em decorrência ao terreno de solo frágil e as reformas irregulares que estavam sendo realizada nos andares superiores no 9º Pavimento Pela empresa TO Tecnologia Organizacional.
Segundo os laudos realizados pelos Engenheiros do Crea-Rj, o prédio já era uma construção antiga ( por volta de 1940 ) e de quando inaugurada tinha 15 pavimentos, agora desse tempo para os tempos atuais, foram crescidos mais 5 pavimentos sob a estrutura antiga, fazendo com que isso sobre carregasse a estrutura do edifício abaixo e com isso alterando toda a distribuição de carga ao longo de pilares de sustentação, sendo que o pavimento em que estava ocorrendo a reforma era o 8º. Mas contudo o laudo aponta várias ‘’ Sucessões de problemas’’, Como o tipo de solo no local, o acrescentamento de mais pavimentos