Responsabilidade e resposta, uma análise em bravura indômita
UMA ANÁLISE EM “BRAVURA INDÔMITA”
ALAN OLIVEIRA
ANDRÉ FORTUNA
FLÁVIO ZICA
FELIPE VASCONCELOS
RÔMULO COSTA*
RESUMO
Trabalhando com a noção de Responsabilidade e Resposta, desenvolvida por Jean Laplanche, é feita uma análise pelos autores, dos fatos ocorridos no filme Bravura Indômita, original de 1969 com releitura dos irmãos Cohen no ano de 2010. Também é trabalhado no artigo os aspectos da vingança e da violência, nos quais o filme é centrado, análise essa, baseada principalmente na obra de Sigmund Freud.
PALAVRAS-CHAVE: Responsabilidade e Resposta. Vingança. Violência.
1 INTRODUÇÃO
Desenvolvida por Jean Laplanche, a teoria da Responsabilidade e Resposta traz muita indagações para a psicanálise, afinal, porque e pelo que o sujeito deve se responsabilizar?
Nesse artigo é objetivada a explicação dos termos Responsabilidade e Resposta, assim como a diferenciação dos mesmos. Secundariamente, tenta-se fazer uma análise do aspecto vingativo e violento dos personagens centrais da trama que é tomada como base para a discussão. O artigo é pré-requisito parcial para aprovação nas disciplinas Psicologia e Metodologia do Trabalho Acadêmico do primeiro período do curso de graduação em Direito da Faculdade de Direito Milton Campos.
Para o início dos trabalhos, é feito durante o capítulo 2.1 um breve resumo do filme trabalhado, para que o leitor que não teve acesso ao drama possa ter uma maior compreensão do assunto. No parágrafo 2.2, trata-se à fundo do tema central do trabalho, a obra de Laplanche, uma descrição exemplificada com base no filme dos conceitos de Responsabilidade, Resposta e uma explicação da Teoria da Sedução Generalizada do professor francês. Entrando nos aspectos secundários deste artigo, o parágrafo 2.3 explica o sentimento de vingança experimentado por Mattie Ross, a protagonista da história, após a morte de seu pai. A violência exacerbada de Reuben Cogburn, o braço direito de Mattie em sua jornada, é o ponto