RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL
Responsabilidade socioambiental é um conceito pelo qual uma empresa decide colaborar para uma sociedade mais justa de um meio ambiente mais limpo.
Sendo assim, a empresa que opta por esse conceito não pode ter visão apenas nos interesses econômicos e de seus proprietários, ela deve trabalhar dentro dos interesses dela mesma, do ambiente no qual esta inserida, dos seus funcionários e clientes, ou seja, ela deve trabalhar segundo os interesses da sociedade em geral levando em conta suas obrigações legais e econômicas porém sem exercer apenas seu papel de pessoa jurídica. Ela deve ter como objetivo a inclusão social e a conservação ambiental.
Atualmente temos muitos problemas ambientais causados por falta de conservação do meio ambiente, eis alguns deles:
• Efeito estufa
É causado pela grande concentração de gás carbônico na atmosfera vinda da queima de combustíveis fosseis resultando no aumento da temperatura terrestre.
• Diminuição da camada de ozônio
A camada de ozônio é um revestimento que protege o planeta da radiação solar. A diminuição dessa camada ocorre pela liberação dos gases CFC (cloro-fluorcarbono) presentes nos aerossóis, em fluidos de refrigeração entre outros.
• Chuvas ácidas
São precipitações com grandes quantidades dos ácidos nítrico e sulfúrico.
E são causadas por grandes quantidades de enxofre e oxido de nitrogênio lançado para a atmosfera através da queima de combustíveis fosseis.
• Perda da biodiversidade
É causado pelo freqüente e incontrolável desmatamento das florestas.
Sem florestas a poluição fica livre na atmosfera agravando o aquecimento global aumentando o efeito estufa.
Hoje em dia, ocorrem varias disfunções que atrapalham o bom andamento das organizações, que são acontecimentos que fazem com que todo o trabalho realizado em busca de um objetivo seja arrasado. Essas disfunções podem ser causadas por falhas de comunicação e também pelo meio ambiente como, por exemplo, uma enchente que