Responsabilidade Socioambiental
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
3 CONCLUSÃO 9 REFERÊNCIAS 10
1 INTRODUÇÃO
Na atualidade, muito se tem usado a sigla “RSA”, que significa Responsabilidade Socioambiental. São exatamente as trinta letras necessárias a toda organização moderna que deseja vencer.
Em um mundo dinâmico, cheio de atalhos e velocidade, a questão ambiental muitas vezes passa despercebida. Por isso, as organizações modernas tem buscado pautar suas ações e produtos levando em conta esses princípios, e utilizando todo o poder publicitário dessas duas palavras.
Empresas socioambientalmente responsáveis são como elas são chamadas, e elas representam as “organizações do futuro”. E é de verdadeiras organizações assim que o mundo precisa. Não basta apenas fazer propagandas e ganhar prêmios. Começa, então, a corrida socioambiental
2 DESENVOLVIMENTO
No âmbito atual das organizações, não se pode mais trabalhar pensando somente em si próprio, sem levar em conta as conseqüências de suas decisões e atitudes em um futuro próximo. Por isso, o termo “Responsabilidade Socioambiental” tem sido cada vez mais utilizado no ambiente organizacional, direcionando cada ação desempenhada pela organização.
2.1 responsabilidade socioambiental
Segundo Luiz, Gasparotte e Junior (2009, p. 141), “responsabilidade socioambiental pode ser conceituada como um conjunto de ações que promovam o desenvolvimento em comprometimento com as questões relativas ao meio ambiente e às questões sociais.”
Esta responsabilidade socioambiental se revela nas várias ações da organização em que se busca, antes do lucro e do reconhecimento, proteger e preservar o meio ambiente, promover o desenvolvimento da região onde está inserida sem interferir nos costumes e na cultura do local.
Em um mundo pautado por disputas e concorrências, hoje, quem vence não são aqueles