Responsabilidade socioambiental
Na atualidade passamos por diversos problemas relacionados ao ambiente em que vivemos como, por exemplo, tsunamis no Japão, enchentes constantes em São Paulo e Rio de Janeiro, processo de desertificação do nosso sertão cada vez mais acelerado e constantes mudanças climáticas ao redor do globo.
Sendo assim quando uma empresa age em desacordo com sua responsabilidade perante a sociedade e o meio em que está inserida esta se sujeitando a interferências decorrentes de suas ações, para exemplificar, se uma empresa que está instalada ao lado de um córrego não tiver a preocupação de preservá-lo, a poluição pode interferir de formas tais como, inundação e por consequência danos físico à empresa como também danos a sua imagem perante a sociedade.
Ética por definição é a preocupação com os fundamentos e a validação de normas morais e dos juízos de valor das ações humanas, levando em consideração o que se sabe sobre responsabilidade socioambiental pode-se concluir que a relação entre elas leva em conta os valores morais seguidos por uma instituição, valores esses que excedem as normas legais impostas as mesmas.
A exploração da energia fóssil começou em 1908 com a descoberta de lençóis de petróleo no Irã. Foi o início de uma política de concessões feitas pelo Xá e por chefes tribais árabes a grandes companhias estrangeiras, particularmente inglesas (Anglo-iranian) e americanas (Texaco, Mobil Oil, Esso, Standar Oil). Dois fatores fizeram com que o combustível fóssil passasse a ser estratégico e utilizado ostensivamente. Em 1896 Henry Ford começou a produzir o primeiro veículo automotor em série, inaugurando a era da moderna indústria de automóvel,