Responsabilidade socioambiental
807 palavras
4 páginas
Responsabilidade sócio-ambiental é a responsabilidade que a empresa tem com a sociedade e com o meio ambiente além das obrigações legais e econômicas.Apesar de ser um termo bastante utilizado, é comum observarmos erros na conceituação de responsabilidade sócio-ambiental, ou seja, se uma empresa apenas segue as normas e leis de seu setor no que tange ao meio ambiente e a sociedade esta ação não pode ser considerada responsabilidade sócio-ambiental, neste caso ela estaria apenas exercendo seu papel de pessoa jurídica cumprindo as leis que lhe são impostas. O movimento em prol da responsabilidade sócio-ambiental ganhou forte impulso e organização no início da década de 1990, em decorrência dos resultados da Primeira e Segunda Conferências Mundiais da Indústria sobre gerenciamento ambiental, ocorridas em 1984 e 1991. Embora estejam acontecendo vários empreendimentos por parte de empresas, novas leis tenham sido sancionados, acordos internacionais estejam em vigor, a realidade apontada pelas pesquisas mostra que os problemas ambientais ainda são enormes e estão longe de serem solucionados. O crescimento urbano, a poluição das águas, do ar e do solo, a devastação de florestas e o desmatamento da Amazônia são alguns dos grandes problemas ambientais do Brasil.
Existem dois tipos de problemas no Brasil: os problemas urbanos mais conhecidos e também os problemas rurais. Os problemas urbanos são mais conhecidos porque há uma grande concentração de pessoas nos centros urbanos. Eles acontecem pela falta de conscientização e também pela falta de educação daqueles que poluem. Tudo aquilo que acontece de modo a fazer um determinado trabalho desandar, é considerado um fator de interferência.
Nas organizações, o que mais se evita são problemas que causem alguma disfunção no andamento de alguma tarefa. Alguns podem ser evitados/controlados - fatores internos, como por exemplo, lidar com funcionários-problema (Adriano, quando jogava no Flamengo. Sempre que acontecia um boato