RESPONSABILIDADE SOCIO AMBIENTAL
Existem sociedades que vivem a um bom tempo uma relação amigável com o ecossistema. Seu desenvolvimento sustentável pode ser tomado como modelo, por outras sociedades que usam de recursos não-renováveis para a sua tão estimada sobrevivência utilizando como modelo da mesma, a industrialização, pois têm como objetivo alcançar os altos níveis dos países ricos. Para isso eles utilizam do progresso como sinônimo do desenvolvimento, pensando que quanto mais riqueza material se adquire, maior será o seu desenvolvimento. Alegando ainda que é normal a degradação do ambiente natural.
O desenvolvimento sustentável veio para mostrar que é possível crescer sem afetar o ecossistema, com elementos que mostram a necessidade do crescimento de países pobres e que os modelos de alguns países desenvolvidos não são corretos, pois utilizam por muito tempo de recursos não-renováveis. Como o próprio texto cita: “o desenvolvimento é um processo de mudança social, que implica transformações das relações econômicas e sociais”, ou seja, a mudança deve começar de baixo, da base. É necessário que haja uma “fiscalização” da distribuição dos recursos, para que possa se ter uma melhor utilização dos mesmos.
Para haver uma sociedade sustentável é necessário existir um desenvolvimento sustentável também. Como dito no paragrafo acima, é indispensável que exista uma boa reorganização da distribuição dos recursos, como também é necessário que haja educação na utilização dos mesmos, sendo eles renováveis ou não.