Responsabilidade Socio Ambiental
1.CONTEXTUALIZAÇÃO
1. Evolução histórica do conceito de sustentabilidade.
Desde os tempos das cavernas, o homem vem transformando a natureza. No início, praticava a economia de subsistência: colhia, caçava e pescava. Em 8.000 a.C. iniciou agricultura e criação de animais, abandonando a vida nômade e fixando-se às margens de rios e lagos e construindo moradias. Surgiram as comunidades organizadas (aldeias).
Desde então, a humanidade vem influenciando o equilíbrio do ecossistema (conjunto de relacionamentos entre um determinado ambiente e os organismos que nele habitam).
O comercio surge quando há geração de excedentes na agricultura, na criação de animais e no trabalho artesanal , operando mediado pela moeda.
No século XV surgem os estados nacionais. O rei passa a governar com o suporte financeiro da burguesia. Portugal e Espanha buscam novas rotas para expansão comercial, estabelecendo colônias onde hoje temos a América do Sul.
Essa colonização baseou-se na exploração das reservas naturais e na extinção das civilizações nativas.
Na segunda metade do séc. XVIII, A Inglaterra introduziu garndes transformações no modo de produção, dando origem à Primeira Revolução Industrial, caracterizada pela substituição:
▪. Das ferramentas pelas máquinas;
▪. Da energia.humana pela energia motriz.–.inicialmente o vapor;
▪. Do modo de produção doméstico pela produção em fábricas.
No final do século XIX, a utilização da energia elétrica e do motor a combustão proporcionou a Segunda Revolução Industrial do mundo, aumentando a produtividade, ocasionando um forte impacto social e ambiental, alterando significativamente o ecossistema planetário.
No séc. XX surge a sociedade de consumo, com a diminuição da vida útil dos bens, que, com a rapidez do aparecimento de novas tecnologias, tornam-se rapidamente obsoletos.A conseqüência é um aumento expressivo da produção de