Responsabilidade Social
Um estudo de caso da empresa Beta Computadores
Carlos José Pires Júnior Danilo de Azevedo Santana
Igor Henrique José Maia
Iasmin Júnia dos Reis Silva
Roselena Ferreira
Ruan Filipe de Paula Rodrigues1
Nídia Cecília Mendes Magela2
RESUMO
A responsabilidade social é quando empresas, de forma voluntária, adotam posturas, comportamentos e ações que promovam o bem-estar dos seus públicos interno e externo. É uma prática voluntária, pois não deve ser confundida exclusivamente por ações compulsórias impostas pelo governo ou por quaisquer incentivos externos. O conceito, nessa visão, envolve o benefício da coletividade, seja ela relativa ao público interno ou atores externos. O presente artigo monstra o estudo de caso da empresa Beta Computadores, que de uma forma simples, demonstra que o ato da Responsabilidade Social abrange a todos.
Palavras-chave: responsabilidade social, tecnologia, sustentabilidade, conscientização, reutilização.
INTRODUÇÃO
A Responsabilidade Social, por parte das empresas, está associada à mudança de consciência dos empresários em relação à sustentabilidade e de que o investimento na área social traz benefícios e lucratividade para as organizações, tais como fidelização da clientela, novos clientes, agregação de valor ao produto ou serviço, etc. O que influencia nas estratégias, nos objetivos e no próprio significado da empresa.
Este artigo é fruto de uma pesquisa que visa discutir sobre as ações de Responsabilidade Social da Beta Computadores. Ele visa analisar como esta empresa tem conseguido, ao mesmo tempo, ser socialmente responsável, trabalhando a filantropia e o meio ambiente. Além do mesmo apresentar uma opção às pessoas sobre como dar fim a peças de computadores usadas que se tornariam lixo eletrônico.
Segundo Sato (2009):
O lixo eletrônico é um dos grandes problemas da atualidade. Dados do Greenpeace afirmam que, por ano, são produzidos em média 50 milhões de toneladas desse tipo de dejeto no mundo