Responsabilidade social
(ASHELEY, Patrícia Almeida, coord. Ética e responsabilidade social nos negócios. São Paulo-SP Saraiva, 2002). Responsabilidade Social Empresarial é a forma de gestão que se define pela relação ética e transparente da empresa com todos os públicos com os quais ela se relaciona e pelo estabelecimento de metas empresariais compatíveis com o desenvolvimento sustentável da sociedade, preservando recursos ambientais e culturais para gerações futuras, respeitando a diversidade e promovendo a redução das desigualdades sociais.
O mundo empresarial vê na responsabilidade social um caminho fácil para maximizar os lucros e potencializar a sua penetração no mercado. Porém cada ano que passa clientes, fornecedores, empregados, parceiros, colaboradores e a sociedade geral estão cobrando um retorno positivo das empresas em relação aos danos causados ao meio ambiente. Para Kotler e Keller (2006), as empresas têm a necessidade de avaliar se suas políticas de marketing estão sendo éticas e socialmente responsáveis, pois devido a grande expectativa por parte dos funcionários e pressões exercidas por governos, através de legislações mais rígidas, aumentou-se o nível de exigência, ou seja, as organizações têm de ter um alto padrão de responsabilidade social, para assim, atender as perspectivas dos seus clientes.
O limite dos recursos naturais, o alto número de pessoas escolarizadas, o grande acesso a informações e a ampla capacidade de organização dos cidadãos são alguns dos motivos da efetiva mudança na forma das empresas realizarem seus negócios. Esses não são fatores conjunturais ou passageiros, são características fundamentais da nossa sociedade e do nosso tempo, que exigem uma adaptação do mundo dos negócios e de todos nós. Segundo a BSR (Business for Social Responsability) mais de dois terços dos consumidores preferem produtos desenvolvidos por empresas socialmente