responsabilidade social
CURSO DE BACHARELADO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO.
Economia
PIB do Brasil
Aluno: Leandro J Santos
Professor: Diogo
3° semestre
PIB de 2010
De acordo com dados divulgados pelo IBGE em dois de março de 2011, o PIB brasileiro de 2010 cresceu 7,5% em relação ao ano anterior. Foi um ótimo desempenho da economia brasileira: a maior a taxa de crescimento dos últimos 24 anos, influenciada pela forte demanda interna e pelo fraco desempenho econômico no ano anterior. Em valores correntes, o PIB brasileiro atingiu R$ 3, 675 trilhões. O PIB per capita em 2012 ficou em R$ 19.016,00. Evolução Anual do PIB Brasil. o forte crescimento de 7,5% da economia brasileira registrado em 2010 tem dois motivos principais: o fraco desempenho registrado um ano antes e os estímulos dados pelo governo.
Segundo economistas ouvidos pela BBC, 2010 tiveram um crescimento exagerado e aumentou o risco de inflação. Isso vai limitar o crescimento em 2011, porque o governo vai tentar segurar a economia e crescer 4,5% ou 5%. Setores que mais cresceram. O setor da economia brasileira que mais cresceu em 2010 em relação a 2009 foi à indústria, com 10,1%. A agropecuária veio em segundo lugar, com 6,5%. Serviços (que inclui comércio, por exemplo) cresceram 5,4%. O maior destaque dentro da indústria foram às empresas extrativistas, como as que exploram minério de ferro, petróleo e gás (caso da Vale e Petrobras, por exemplo). É um setor associado a commodities (matérias-primas).
Economistas criticam a dependência do país em relação às matérias-primas, pois haveria muita dependência da economia no consumo de países, como a China. Uma redução da economia chinesa abalaria muito as contas brasileiras. A indústria extrativa mineral teve crescimento de 15,7%. A construção civil cresceu 11,6%. A indústria de transformação teve elevação de 9,7%. Esse último item inclui produção de carros, máquinas e equipamentos, produtos de metal e siderurgia.