responsabilidade social
1. História
Os primeiros assuntos tratados sobre responsabilidade social teve início nos Estados Unidos nos anos 50, e na Europa nos anos 60 em trabalhos de Charles Eliot (1906), Arthur Hakley (1907) e John Clarck (1916). No entanto não receberam apoio, pois foram consideradas socialistas. Foi somente em 1953, nos Estados Unidos, com o livro Social Responsabilities of the Businessman, de Howard Bowen, que o tema ganhou mais espaço e se tornou um fator decisivopara o desenvolvimento e crescimento das empresas.
2. Responsabilidade Social Empresarial
Responsabilidade Social nada mais é que o cumprimento das obrigações dos individuos e as empresas para com a sociedade em geral. É uma forma de gestão ética, onde as empresas tentam minimizar os impactos negativos no meio ambiente e na sociedade.
Esse ideal parte de criar e produzir produtos que agridam menos a natureza e tornem a vida da sociedade melhor.
No contexto sócio-econômico atual, a tendência é que empresas deixem de ser distribuidor de riquezas, para assumir uma posição cada vez mais social, dando atenção cada vez maior à comunidade local e global da qual fazem parte.
Seja como estratégia de marketing, seja para fins fiscais; seja para obter certificações, seja em atenção a uma política de compliance, o fato é que as empresas estão em busca da sua responsabilidade social, a chamada responsabilidade social empresarial.
As corporações cada vez mais estão aprimorando suas práticas e políticas internas, passam a cuidar do meio ambiente, melhorando o relacionamento com os consumidores.
Com a responsabilidade social empresarial, as corporações passam enxergar mais o que ocorre a sua volta, tentando conciliar a sua natural (e saudável) índole capitalista com os interesses sociais presentes no contexto em que estão inseridas.
3. Artigo Revista Exame
Foi feita uma pesquisa em São Paulo, e a Responsabilidade Social corporativa apresentou um peso de 41% nas avaliações