Responsabilidade social
A responsabilidade social das organizações tem sido considerada nos últimos anos, um tema atual que leva as empresas à conscientização de que devem assumir um papel mais extenso diante da sociedade, que não seja somente a busca pela lucratividade.
Devido o aumento significativo da competitividade no mundo dos negócios, e por outro lado a as desigualdades sociais, as empresas estão enfrentando novos desafios, sendo elas obrigadas a irem à busca de um desenvolvimento econômico sustentável que englobe aspectos sociais, econômicos e ambientais para obterem diferenciais competitivos.
A responsabilidade social pode ser vista por parte das empresas como uma estratégia a fim de manter ou aumentar sua rentabilidade e potencializar o seu desenvolvimento, levando em consideração a demanda dos consumidores por produtos e praticas que trazem melhoria ao meio ambiente e a sociedade.
HISTÓRICO DA RESPONSABILIDADE SOCIAL
A relação que existe entre as empresas e a sociedade é baseada num contrato social que vai crescendo de acordo com as mudanças sociais e as expectativas da sociedade. Nesse contrato a sociedade legitima a existência da empresa, reconhecendo suas atividades e obrigações e estabelecendo limites legais para sua atuação. A sociedade tem o direito de mudar suas expectativas dos negócios como instrumento da própria sociedade.
Por conta mudanças que houve no século XXI, foi necessária a transformação no contrato social entre as empresas e a sociedade, então as organizações entenderam que era preciso assumir responsabilidades em busca de atender novas exigências. Foi aí que começou os questionamentos de quais são as reais responsabilidades e quais são os limites das empresas frente à sociedade.
Foi na década de 1950 que surgiu a teoria sobre Responsabilidade Social, sendo um de seus precursores Bowen. Baseado na ideia de que os negócios são centros vitais de poder,