responsabilidade social
Indivíduo e Cidadão: conceitos sócio-históricos e políticos
SUMÁRIO
1.1 Introdução
1.2 Definições e conceitos
1.3 As ciências sociais
Considerações finais
Bibliografia
2
2
3
5
7
01
|aula
Prof.ª M.e Ana Claudia F. Gomes
Objetivos da aula
▪▪ Compreender o contexto histórico do surgimento dos conceitos: indivíduo e cidadão.
▪▪ Compreender a diferença entre indivíduo e cidadãos. ▪▪ Definir os limites e fronteiras entre individualidade e cidadania.
▪▪ Compreender quais as relações intrínsecas entre cidadania e sociabilidade.
1.1 Introdução
Para estudarmos “Cidadania e Responsabilidade Social”, iniciaremos nossa discussão com as seguintes questões: o que é indivíduo? o que é cidadão? qual o contexto sócio-histórico do surgimento desses conceitos? quais os limites e fronteiras entre individualidade e cidadania? Finalmente, perceberemos as relações intrínsecas entre cidadania e sociabilidade.
Há milênios filósofos, pensadores e cientistas deparam-se com essas questões que anunciam as relações estabelecidas entre indivíduo e sociedade. A interdependência é o conceito-chave que demonstra a condição social do indivíduo, que não sobreviveria sem a existência de um grupo social, o qual é formado por esses mesmos indivíduos. Ou seja, desde o nascimento até a morte, o indivíduo nunca está de fato, sozinho. Sempre será um membro de um grupo social.
Pense em alguma situação cotidiana em que você esteja supostamente isolado de outros indivíduos... Difícil?
Sim, mesmo enquanto dorme, o indivíduo registra e relembra a sua vida social, ele compartilha o espaço e o tempo com outros indivíduos, que constantemente irão lembrá-lo: “Você não está sozinho!”. Mesmo quando o isolamento é uma opção, por exemplo, na clausura ou no recolhimento para a meditação, o mundo exterior é uma referência que não pode ser esquecida. O indivíduo é resultado do meio em que vive.
1.2 Definições e conceitos