Responsabilidade Social:
Curso de Administração
Responsabilidade Social:
Rotinas Organizacionais Sustentáveis
Ana Paula de Sena Martins
Belo Horizonte
2013
Responsabilidade Social e Rotinas Organizacionais Sustentáveis
A responsabilidade social têm se tornado um tema muito importante, tanto em sociedade, bem como nas organizações. Cada indivíduo tem responsabilidade sobre suas práticas e atitudes em relação ao meio ambiente e também com os outros indivíduos que compartilham de um ambiente em comum.
Das praticas que uma organização ou comunidade utiliza para garantir o crescimento social dos indivíduos da mesma comunidade e também a responsabilidade que esses agentes têm sobre as transformações e danos causados ao meio ambiente através do consumo desenfreado de recursos naturais.
A partir da década de 60, começou a se falar em responsabilidade social, mas foi só recentemente que esse assunto se tornou tão importante e tão praticado pelas organizações. Com o aumento da produção e da utilização de recursos naturais, os indivíduos começaram a perceber que se não utilizasse esses recursos com responsabilidade, evitado ao máximo o desperdício e cuidando para que esses recursos não tornassem escassos.
Com a introdução da responsabilidade social nas organizações, o termo desenvolvimento sustentável começou a ser um ponto chave nas organizações. O desenvolvimento sustentável é aquele que atende as necessidades do presente sem comprometer as gerações futuras a atenderem as suas próprias necessidades.
Dessa forma as organizações começaram a se preocupar em adotar rotinas que tenham menor potencial poluidor: como a utilização de filtros nas chaminés para minimizar a quantidade de resíduos químicos no ar: tratamento de efluentes e de resíduos sólidos.
As organizações procuram utilizar programas de ecoeficiência que é definida como eficiência com que os recursos ecológicos são utilizados para atender as necessidades