responsabilidade social
A partir dos anos 50 surgiu uma evolução do conceito de responsabilidade social corporativa. O tema foi desenvolvido por diversos autores, gerando diversas interpretações desde então.
Thomas Zenisek (1984) estabelece o conceito de responsabilidade social: “Para uns é tomada como uma responsabilidade legal ou obrigação social; para outros, é o comportamento socialmente responsável em que se observa a ética, e para outros, ainda, não passa de contribuições de caridade que a empresa deve fazer. Há também, os que admitam que a responsabilidade social seja, exclusivamente, a responsabilidade de pagar bem aos empregados e dar-lhes bom tratamento. Logicamente, responsabilidade social das empresas é tudo isto, muito embora não sejam, somente, estes itens isoladamente”.
Segundo a Comissão Europeia, em seu Livro Verde, publicado em 2001, a responsabilidade social é um conceito segundo o qual, as empresas decidem, numa base voluntária, contribuir para uma sociedade mais justa e para um ambiente mais limpo.
O Instituto Ethos afirma que a “Responsabilidade Social Empresarial está além do que a empresa deve fazer por obrigação legal. A relação e os projetos com a comunidade ou benfeitorias para o publico interno são elementos fundamentais e estratégicos para a prática da Responsabilidade Social. Muitas empresas já perceberam a necessidade de direcionar suas praticas no sentido de alterar o quadro de degradação ambiental, a péssima distribuição de renda, a baixa qualidade dos serviços públicos, a violência e a corrupção não apenas no discurso, mas fundamentalmente nas ações.” (INSTITUTO ETHOS, 2003, p13)
Bibliografia
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/67547/000867710.pdf?sequence=1
Autor da definição: Thomas Zenisek