Responsabilidade social
DISCIPLINA: FILOSOFIA
PROFESSOR: HENRIQUE LOPES
TURMA: ADM2N4 TURNO: NOITE
Responsabilidade social
A responsabilidade social vem se tornando cada vez mais importante para as empresas. Ela passou a ser pensada como estratégia empresarial,pois,para atrair cada vez mais consumidores não basta ser ética e responsável,precisa-se de uma divulgação dessas ações sociais no próprio dia-a-dia da empresa.
A responsabilidade social e vista como um compromisso da empresa para com a sociedade em geral, e uma prestação de contas do uso de alguns recursos da sociedade que não pertence às empresas. Pois se a empresa obtêm esses recursos, ela deve retribuir não só apenas com produtos, mas também com ações sociais solucionando alguns problemas da própria sociedade.
Durante os anos de 1950 e 1960 brotaram duvidas sobre a responsabilidade social como caridade ou custodia. Desde então esse assunto vem sendo debatido ao longo dos anos.
Nos Estados Unidos nas décadas de 1970 e 1980 voltou-se a examinar a noção de responsabilidade social das empresas. As empresas tinham que fazer dinheiro,se privando das responsabilidades sociais que não geravam lucro algum.E assim as empresas só tinham o dever de gerar lucro,porem obedecendo algumas regras.
A questão da Responsabilidade Social empresarial pode ser separada em duas partes subsidiárias: uma que se relaciona ao conceito, outra com as aplicações práticas. Outro aspecto do conceito é determinar se as empresas têm realmente obrigações para com outros grupos tais como: consumidores, empregados, fornecedores e comunidade. Os empresários defendem que administrar com responsabilidade social provoca aumento de custos e por conseqüência, minimiza os lucros de acionistas e investidores.
Porém, é necessário analisar os benefícios correspondentes, embora nem sempre imediatos, e sim de longo prazo.
Principio da caridade, do zelo e da custodia
O principio da caridade dizia que os indivíduos