Responsabilidade social
Os conceitos que destaquei no texto buscam evidenciar com clareza o novo perfil do contador que o mercado e a sociedade estão exigindo para este século, pois a visão do contador de hoje não se restringe à técnica, e seu papel na sociedade é muito mais amplo. Na busca desse perfil, o profissional contábil também realizará sua função de responsabilidade social, cumprindo com suas atribuições de forma ética e confiável, conquistando melhor valorização no mercado atual.
O autor do texto argumenta com pertinência que o profissional dessa área tem que ser um elemento crítico e de grande responsabilidade social, porque acima de tudo, a contabilidade é uma ciência social. Hoje, o que se busca, principalmente, é ressaltar a responsabilidade social.
Acredito que essa leitura acrescentou muita novidade em relação ao verdadeiro papel do contador, pois a visão que se tinha em relação a essa profissão restringia-se apenas ao profissional que gerenciasse as informações das empresas, demonstrando resultados confiáveis a mesma. E diante do texto, podemos perceber claramente que também esse profissional além de realizar seu papel como contador nas empresas, deve realizar também sua função de responsabilidade social.
Diante dessa grande importância em relação à responsabilidade social vale ressaltar um trecho do texto como uma excelente dica: “Cabe aos contadores contemplar não somente conhecimentos técnico-científico relativos à Ciência Contábil, mas também conteúdos que proporcionam o exercício do aprendizado dos valores sociais”.
Essa leitura concerteza vai me auxiliar muito no exercício de observação, pois me forneceu novas informações, onde não tinha total conhecimento e que pode mudar minha maneira de ver e analisar os serviços contábeis prestados na empresa onde trabalho e possivelmente realizando meu