Responsabilidade social
INTRODUÇÃO
A primeira parte deste trabalho mostra o surgimento da Responsabilidade Social através de duas análises, antropológica e econômico-social, seus conceitos e dimensões, e as vantagens adquiridas pelas organizações ao exercer esta prática. Na segunda parte é apresentada a história da Petrobras, maior empresa brasileira de energia, que através de seus programas sociais, ambientais e estratégicos, todos com base em políticas internas de Segurança, Meio-Ambiente e Saúde, se prepara para o futuro, contribuindo para um Brasil sustentável. Na última parte, são apresentadas, ações educativas, de geração de emprego e renda, preservação do meio ambiente e o desenvolvimento da consciência ecológica.
Responsabilidade sócio-ambiental é a responsabilidade que a empresa tem com a sociedade e com o meio ambiente além de suas obrigações legais e econômicas.
Entretanto, a história demonstra que a sociedade, ao adquirir algum grau de desenvolvimento, conhecendo melhor o organismo, suas enfermidades e tratamentos, trata de normatizar a formação dos médicos e disciplinar o exercício da Medicina. (SOUZA, 2001, p. 39).
1 Problemas ambientais atuais
Embora estejam acontecendo vários empreendimentos por parte de empresas, novas leis tenham sido sancionadas, acordos internacionais estejam em vigor, a realidade apontada pelas pesquisas mostra que os problemas ambientais ainda são enormes e estão longe de serem solucionados. É preciso lembrar que o meio ambiente não se refere apenas as áreas de preservação e lugares paradisíacos, mas sim a tudo que nos cerca: água, ar, solo, fauna, flora, homem, etc. Cada um desses itens está sofrendo algum tipo de degradação. 1.1 Lixo
Um trágico fator ambiental é o lixo que em sua maioria ainda é lançado a céu aberto. No Brasil cerca de 85% da população brasileira vive nas cidades. Com