Responsabilidade social
Sua definição formal é a obrigação da administração de toar decisoes e ações que irão contribuir para o bem-estar e os interesses da sociedade e da organização.
De maneira prática significa distinguir o certo do errado e agir de forma correta.
Tarefa essa que apesar de parecer fácil, mas que não é em função das pessoas terem crenças, e o conjunto de questões, muitas das quais ambíguas quanto ao que é certo ou errado.
Para essa tomada de decisão, o impacto sobre a Empresa sobre o ambiente deve ser considerado. EXEMPLO
Partes interessadas na Organização
São qualquer grupo dentro ou fora da organização que tem interesse no desempenho da organização. Grupos de interesses diferentes.
Das quais podemos citar, em um BANCO.
- Comunidade
- Acionistas
- Clientes Locais
- Governos Nacionais e Estrangeiros
- Empresas Prestadoras de Serviços
- Empresas em inicio de desenvolvimento
- Setores Agrícolas e Pecuários
- Sindicato de Trabalhadores Empregados
- Grupos de Interesses Especiais
Os interesses desses diferentes grupos, são garantidos pela eficiência e eficácia dos administradores a fim de lhe s proporcionar lucro, desenvolvimento, no caso de funcionários o reconhecimento pelo seu trabalho, isto é não apenas um agradecimento, mas boas equipes e remuneracoes.
Dentre esses grupos temos os de interesses especiais, que podem ser definidos como grupos que defendem os interesses de outros grupos, como exemplo as associacoes de profissionais liberais e consumeristas, quando houver insatisfaçoa de qualquer uma das partes interessadas.
Advogados , Procon, BACEN
Sobre a atenção das empresas quanto a reduzir insatisfações geradas existem projetos , onde empresas buscam auxiliar as famílias nos problemas família-trabalho, tentando atender as necessidades pessoais e sociais dos empregados.
Empresas bem intencionadas, muitas vezes entram em conflito com suas partes interessas, tendo que tomar medidas para