Responsabilidade social
APRESENTAÇÃO
O projeto “Cidade Verde” consiste em desenvolver um ato consciente e responsável de coleta seletiva em busca de minimizar os impactos ambientais e proporcionar, através de parcerias entre órgãos governamentais (no caso de Rondonópolis, o órgão responsável e parceiro do projeto é a Prefeitura Municipal) e privados, um retorno benéfico para a sociedade em geral, desenvolvendo um trabalho de reflorestamento de áreas críticas da cidade, bem como criação de parques ecológicos e aproveitamento do lixo através da coleta seletiva como forma de distribuição de renda. O maior dos resultados esperados será o de controlar o acúmulo de lixo, aproveitar o material reciclado e em troca, fornecer à sociedade, através dessas parcerias, qualidade de vida.
JUSTIFICATIVA
O acúmulo de lixo em nossa cidade é algo bastante sério que precisa de uma atenção especial. Rondonópolis possui um depósito de lixo a céu aberto onde nada se aproveita desse acúmulo. Não existe lugar adequado nem mesmo uma coleta seletiva para esse material. Além disso, são grandes os problemas de coleta de lixo nos bairros, principalmente periféricos, que sem esse trabalho, improvisam depósitos em terrenos e beira de estradas, causando mau cheiro e contaminação. As águas das enchentes provocadas pelas chuvas causam entupimento das redes de esgoto, provocando diversos pontos de alagamentos nas vias públicas, também provocados pela falha coleta. O lixo também é responsável pela contaminação dos rios, que é bastante visível nos córregos que atravessam nossa cidade.
Tendo a necessidade de arborizar nossa cidade (principalmente as encostas dos rios), e manter o munícipio limpo, a exemplo de outros projetos desenvolvidos em cidades do país, o projeto “Cidade Verde” concilia reciclagem do lixo, através da coleta seletiva, com o reflorestamento afim de um desenvolvimento sustentável para toda sociedade.
OBJETIVOS GERAIS
O que se propõe é desenvolver o projeto em etapas e