Responsabilidade social
A Teoria Comportamental, também chamada de Behaviorista, veio significar uma nova abordagem e um enfoque diferencial, marcando uma forte influência dentro da teoria administrativa, abordando as ciências do comportamento e a busca de novas soluções democráticas, humanas e flexíveis para os problemas organizacionais.
O comportamento é a maneira pela qual um indivíduo ou uma organização age ou reage em suas interações com o seu meio ambiente e em resposta aos estímulos que dele recebe. As ciências comportamentais trouxeram à teoria administrativa uma variedade de conclusões a respeito da natureza e características do ser humano (CHIAVENATO, 2003).
A abordagem comportamental descende diretamente da escola das Relações Humanas e mantém a tradição de deixar os aspectos estruturais em segundo plano, para focalizar os aspectos comportamentais. Essa abordagem procura desenvolver e comparar estilos de administração capazes de potencializar as motivações individuais existentes nos participantes das organizações e reduzir as incongruências e os conflitos entre os objetivos organizacionais e individuais dos mesmos (CHIAVENATO, 2001).
A preocupação com a estruturação das organizações se desloca para a preocupação com os processos e o comportamento das pessoas dentro das organizações para o comportamento das mesmas como um todo, no entanto, evidenciam-se diferentes estilos com que os administradores dirigiam seu pessoal, unindo as escolhas desses estilos às convicções a respeito do comportamento humano.
A Teoria Comportamental apresenta uma nova visão da teoria administrativa, rejeitando concepções ingênuas e românticas da Teoria das Relações Humanas e criticando a Teoria Clássica, considerando-se a antítese à Teoria da Organização Formal.
2. OBJETIVOS
3.1. GERAL
* Conhecer a Teoria Comportamental da Administração, definindo suas características e fundamentação sobre a natureza humana, relacionando-a com a enfermagem.
2.2. ESPECÍFICOS