Responsabilidade social e valor
Em pleno século XXI, grande parcela da sociedade não se dá mais por satisfeita em comprar determinados produtos de empresas onde ela não consegue visualizar nenhum retorno sobre esse investimento. Desta forma, as empresas necessariamente precisam visualizar além do valor de mensuração de seus ativos, sejam eles tangíveis ou intangíveis.
Em diversas pesquisas realizadas durante os estudos sobre responsabilidade social pelas empresas é sabido que se o consumidor tem a percepção do que se trata e realmente compreende o que é responsabilidade social, a possibilidade de que ele seja levado a comprar produtos de uma empresa em que ele acredita que exerce atividades que corroborem com este conceito é bastante significativa.
As empresas que desejam melhorar essa relação entre o valor e a responsabilidade social precisam desenvolver estruturas que lhes permitam realizar atividades que agreguem valor à sociedade, conseqüentemente, elevando seus ativos, tangíveis e intangíveis. Todavia, para que o construto se converta em ação e atitude por parte da organização e cumpra sua função de potencializar os lucros e se torne um meio da empresa se destacar no mercado, é preciso direcionar e equilibrar suas ações para atender a demanda por parte do