Responsabilidade social e sustentabilidade
A empresa que iremos apresentar não quis identificar-se por motivos éticos, logo, iremos descrevê-la sem citar seu nome. Foi fundada há mais de 20 anos, e desde então, é administrada somente por familiares. Possui 4 lojas na Grande São Paulo, localizadas nas regiões: Sul, Norte e Oeste.
A atividade exercida é a revenda de calçados masculinos e femininos para uma classe média baixa em estabelecimentos comerciais (lojas) que são compostos de gerentes, vendedores, operadores de caixa e estoquistas.
A rede é padronizada em todos os aspectos relacionados a layout, fachada e itens (sacolas, etc.).
A estrutura logística da empresa segue um padrão de funcionamento: compra de mercadorias de fornecedores realizada pelo comprador, conferência do recebimento da mesma, exposição, venda e liquidação.
As informações citadas foram obtidas através de entrevista, porém a empresa não havia estruturado os 7 indicadores ethos, e juntos, a empresa e o grupo, os concretizaram.
Valores, Transparência, Governança:
Missão: A empresa não possuía, desenvolvemos juntos a partir do que ela oferece:
“Atender as necessidades e expectativas de nossos clientes, oferecendo produtos de qualidade e conforto”.
Visão: Concretizamos o que a empresa deseja a longo prazo:
“Ser uma rede de calçados conceituada no mercado, que atua em todo o Brasil”.
Valores: Concretizamos o que já estava estabelecido pela empresa: “Tradição, qualidade, competência, transparência e responsabilidade em todos os relacionamentos com nossos clientes, colaboradores, parceiros de negócios e com a sociedade”.
Transparência: A empresa é intolerante quanto à “caixa dois”, propina e sonegação.
Recomendamos que a empresa divulgue seu balanço social para funcionários, clientes e fornecedores.
Público Interno A empresa X tem um relacionamento harmonioso com seus funcionários, respeitando seus direitos e buscando conhecê-los a fim de desenvolvê-los, conforme suas perspectivas. Na contratação, a