Responsabilidade social e meio ambiente
responsabilidade social do meio ambiente
ETAPA 1: SUSTENTABILIDADE
Sorocaba 2010.
SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL
O objetivo deste trabalho é analisar conceitos e aplicações na questão do planejamento de ações ambientais direcionadas ao saneamento básico de um município.
Atualmente é comum ouvirmos falar em Sustentabilidade.
Existem inúmeras aplicações ao conceito, como por exemplo, a sustentabilidade econômica, ambiental, transporte, etc. Como citado acima, vamos focar nosso estudo na sustentabilidade ambiental.
Porém, o que é sustentabilidade?
A sustentabilidade ambiental consiste na manutenção das funções e componentes do ecosistema, de modo sustentável, podendo igualmente designar-se como a capacidade que o ambiente natural tem de manter as condições de vida para as pessoas e para outras espécies e a qualidade de vida para as pessoas, tendo em conta a habitabilidade, a beleza do ambiente e a sua função como fonte de energias renováveis.
As Nações Unidas, através do sétimo ponto das Metas de desenvolvimento do milénio procura garantir ou melhorar a sustentabilidade ambiental, através de quatro objectivos principais: 1. Integrar os princípios do desenvolvimento sustentável nas políticas e programas nacionais e reverter a perda de recursos ambientais. 2. Reduzir de forma significativa a perda da biodiversidade. 3. Reduzir para metade a proporção de população sem acesso a água potável e saneamento básico. 4. Alcançar, até 2020 uma melhoria significativa em pelo menos cem milhões de pessoas a viver abaixo do limiar da pobreza.
Sorocaba
2010.
Resumindo:
“Sustentabilidade é um conceito sistêmico; relacionado com a continuidade dos aspectos econômicos, sociais, culturais e ambientais da sociedade humana”.
Podemos ainda pensar: “O que isso tudo significa na prática?”
Sorocaba 2010.
O conceito de sustentabilidade “na prática” representa promover o uso ou a exploração de áreas ou de recursos planetários