Responsabilidade social e meio ambiente
PEDAGOGIA
RESPONSABILIDADE SOCIAL E MEIO AMBIENTE
Professora: Débora de Araujo soares
Acadêmicos: Adriele Tapparo – RA 2604478738, Juliana Letti – RA, Márcia M. Rosário – RA 2306325291
Passo Fundo, novembro de 2011
Introdução
O modo como o homem vem utilizando-se dos recursos naturais, de forma inconseqüente está comprometendo seriamente o meio ambiente.
Essa utilização irresponsável dos recursos naturais, a partir da consciência que implica uma responsabilidade ambiental é um dos maiores desafios para a humanidade contemporânea.
Por isso surgem novas tendências que indica um novo cenário com novas concepções e processo político, técnico e legais. O planejamento ambiental passa a existir como um mecanismo de ação que pode contribuir para uma transformação social, que busque novas alternativas de subsistência e minimize os danos causados ao nosso meio ambiente, permitindo a sua restauração.
Sustentabilidade é o desenvolvimento presente garantindo o futuro para as próximas gerações. È um sistema econômico e de produção que todo mundo sabe, todo mundo quer, mas poucos botam em prática.
Sustentabilidade
É independência, bem estar, é consumir sem danificar o ambiente, utilizando de seus recursos, aquilo que ele pode suportar, enfim poderia citar inúmeros conceitos de sustentabilidade, mas o que mais se encaixa neste âmbito seria o de serem programas e ações visando à promoção de uma sustentabilidade, que incorpore três fatores: O ambiental, pressupondo a manutenção da integridade e da capacidade de suporte dos ecossistemas e da biodiversidade; a social, que incide na tomada de decisão e no desenvolvimento, e a econômica que expressa pela igualdade e eficiência. De acordo com a definição citada acima observamos que a sustentabilidade tem que fazer parte de um sistema que envolva o meio ambiente, a