responsabilidade social e meio ambiente
1- O processo psicodiagnóstico é um processo de avaliação inicial onde se obtém as informações mais importantes sobre a estrutura psíquica, mental e emocional do paciente e seu dinamismo, identificando os traços de sua personalidade, seu processo criativo em lidar com as situações da vida e que vai permitir ao psicólogo identificar e compreender amplamente a queixa e o possível distúrbio que o paciente apresenta.
- Etapas do processo psicoadignóstico
Entrevista inicial: é fundamental, pois é o primeiro contato com o paciente é onde o psicólogo e o paciente se identificam, ou seja, onde se cria uma relação.
Dentro das entrevistas iniciais existem outras entrevistas como por exemplo: entrevista aberta, fechada e semi-aberta.
2- No psicodiagnóstico é onde levantamos as informações e compreendemos a queixa do indivíduo, já na psicoterapia é onde iremos tratar a queixa apresentada no psicodiagnóstico do paciente.
3- Os momentos centrais no processo psicodiagnósticos são:
Entrevista aberta: onde o entrevistado configura o campo da entrevista segunda sua estrutura psicológica particular, investigação mais ampla e profunda da personalidade.
Entrevista fechada: questionário mais usado em pesquisa.
Entrevista semi-aberta: o paciente tem que falar o quiser, caso o paciente fica sem assunto o psicólogo deverá fazer algumas perguntas, deixando o paciente mais à vontade, assim o paciente não fica tão perdido.
4- O enquadramento trata do contrato que é feito com o paciente antes de começar o jogo são as formas que o psicólogo trabalha com o paciente.
- A entrevista inicial
1. É uma entrevista onde o psicólogo tem a extensão de ser um ponto inicial do psicodiagnóstico é a entrevista que vai buscar todo o histórico do indivíduo, são os motivos da queixa. Deve ser realizada de maneira cautelosa, pois muitas vezes aproxima-se, tangência o papel do psicólogo, pelo fato de trabalhar com percepção individual.
2.