Responsabilidade Social e Meio Ambiente
Graduação em Serviço Social.
Desafio de Aprendizagem
Responsabilidade Social e Meio Ambiente
Ribeirão Preto – SP
2011.
Sustentabilidade
Nunca na história se ouviu tanto falar em sustentabilidade, ou melhor, a maioria das pessoas nem sabiam o que esta palavra significava. Hoje o assunto é discutido nos mais diversos locais, inclusive entre as crianças, pois é tema escolar.
Segundo o dicionário, sustentabilidade é a habilidade de sustentar ou suportar uma ou mais condições, permitindo a sua permanência, em certo nível, por um determinado prazo, atendendo as necessidades atuais sem colocar em risco as gerações futuras.
Ela está relacionada com os aspectos sociais, económicos e culturais da sociedade humana e é responsável por preservar a biodiversidade e os ecossistemas ou melhor é o cuidado que todos devemos ter em um determinado ambiente, sem contudo produzir nenhum efeito negativo sobre o mesmo, isto é sem poluí-lo, ou o mínimo possível.
Devemos entender que a responsabilidade ambiental é dever de todos. Temos que nos preocupar com as mudanças climáticas e suas consequências, como por exemplo, o efeito estufa e o aquecimento global, para que tenhamos qualidade de vida e consigamos estendê-la aos nossos descendentes. Já dizia a vovó com toda sua singela sabedoria, que: “ o riozinho que passava na fazenda era rodeado por plantas e a partir do momento em que estas foram arrancadas, esse mesmo rio secou.” Precisou muito tempo para entendermos que as matas ciliares eram importantes para a conservação dos rios, para sabermos que não poderíamos desmatar sem controle, porque precisávamos das florestas. Ainda bem que acordamos a tempo de entender e defender a nossa rica natureza. Temos que desenvolver práticas sustentáveis e entender que as mesmas são de extrema importância para a continuidade e a sobrevivência da raça humana.
A primeira conferência das nações unidas foi realizada em Estocolmo em 1972,