Responsabilidade social e meio ambiente - serviços reguladores
Engenharia Civil
Serviços Ambientais
Capital Natural do Planeta
Lelis Vinícius Bueno
Armando
Anderson
Luciano
2º Engenharia Civil
Taubaté 15 de Setembro de 2012
Anderson
Armando
Gustavo Gambini
Lelis Vinícius Bueno
Luciano
Serviços Ambientais
Capital Natural do Planeta
Responsabilidade Social e Meio Ambiente
Profª Ariane Pavanetti
1º e 2º Engenharia Civil
Taubaté, 15 de Setembro de 2012
Atualmente o Brasil é líder mundial no quesito riqueza ecológica, a medida da quantidade de recursos produzidos por seus ecossistemas soma quase 14 % da biocapacidade mundial.
Esses mesmos ecossistemas são tão importantes, pois oferecem serviços ambientais que suprem as necessidades de sobrevivência de todos os seres vivos.
A Avaliação Ecossistêmica do Milênio – AEM ( programa de pesquisas sobre mudanças ambientais e suas tendências para as próximas décadas) consolidou e pôs em circulação o conceito de serviços ambientais, isto é, os benefícios que os seres humanos obtêm da natureza e que são produzidos pelas interações que ocorrem no interior dos ecossistemas.
A Avaliação Ecossistêmica do Milênio os subdividiu em três categorias que totalizam 24 unidades de serviços que afetam diretamente as pessoas e uma quarta categoria de serviços que servem de suporte aos demais. 1. Os serviços de suporte incluem a ciclagem de nutrientes, a produção de oxigênio, o seqüestro de carbono e a formação de solos. 2. Os serviços de provisão incluem alimentos, água doce, madeira, fibras e combustível. 3. Os serviços reguladores são responsáveis pela regulação do clima, pelo controle de enchentes, pela qualidade da água e pelo controle de doenças. 4. Os serviços culturais relacionam-se a valores estéticos, espirituais, religiosos, educacionais e de lazer, aí incluído o eco turismo.
O conjunto de