responsabilidade social vs filantropia- Ricardo Freire
TPG: 2013/1
Resenha
Responsabilidade Social versus Filantropia
Analisando o contexto, responsabilidade social versus filantropia nota-se primeiramente que suas definições são antônimas. A filantropia trata de ações isoladas ou doações sem objetivo especifico de longo prazo, já a responsabilidade social vem abranger uma área muito maior, visando o desenvolvimento sustentável de uma sociedade e o ambiente nela inserido, estando diretamente relacionado com os negócios da empresa e como ela os conduz.
Pode-se definir responsabilidade social de inúmeras formas e seguir diferentes vertentes de pensamentos, porém se o objetivarmos o principal fator existente, vemos que o desenvolvimento sustentável embasa toda e qualquer atuação social. Logo a empresa que tem obrigações administrativas e se posiciona, protege e promove os interesses organizacionais acabando por impactar no bem estar da sociedade, uma vez que reconhece tais obrigações.
Observo que a responsabilidade corporativa facilita o acesso à capital de investidores, aumenta vendas, reforça visibilidade da marca, atrai e mantêm uma força de trabalho produtiva, gerencia riscos, facilita a tomada de decisões.
A responsabilidade social pode ser utilizada como ferramenta para gestão; A empresa que é responsável internamente com seus funcionários e familiares e externamente impactando na comunidade que esta inserida, adquire uma imagem de empresa-cidadã, por consequência sendo mais percebida e valorizada pelos clientes e consumidores.
Há metodologias que permitem quantificar o custo/beneficio de um projeto ou atividade, e assim a possibilidade de calcular o impacto de sua ação. Utilizando de um balanço social têm-se todos os conjuntos de despesas aplicadas em projetos e benefícios e em prol da qualidade de vida da comunidade e stakeholders, mostrando aos clientes, fornecedores e investidores como a empresa é administrada.
Concluo que a transparência nas atividades e o empenho da empresa para com