Responsabilidade social empresarial e a relação empresa/sociedade.
Com o surgimento de novas demandas e maior pressão por transparência nos negócios, as empresas são forçadas a adotar uma postura mais responsável em suas ações. Segundo o Instituto Ethos:
“responsabilidade social empresarial é a forma de gestão que se define pela relação ética e transparente da empresa com todos os públicos com os quais ela se relaciona e pelo estabelecimento de metas empresariais que impulsionem o desenvolvimento sustentável da sociedade, preservando recursos ambientais e culturais para as gerações futuras, respeitando a diversidade e promovendo a redução das desigualdades sociais.” (www.ethos.org.br)
Esse conceito de responsabilidade social empresarial determina alguns pontos em que o comportamento da empresa influencia e se comunica com a sociedade. O primeiro e principal aspecto é a transparência dos valores, missão e comportamento da empresa, essa postura está se tornando exigência da sociedade, que passou a destinar seu consumo e preferência para empresas que mostram seus atos e resultados, tal comportamento demonstra ética por parte da empresa.
Outro aspecto importante é estabelecer metas que não visem somente à lucratividade da corporação, mas que tenham por objetivo impulsionar o desenvolvimento sustentável, principalmente da sociedade/comunidade que interage ou permeia a empresa. Ações que se deslocam do meio interno empresarial e se tornam presentes na sociedade com propostas e atitudes de conservação ambiental e cultural é um exemplo de comportamento responsável segundo as definições do Instituto Ethos.
Pelo plano histórico e pelas diversas discussões que rodeiam o tema “Responsabilidade Social Empresarial” podemos afirmar categoricamente que o comportamento da empresa está estreitamente relacionado com a sua aceitação