Responsabilidade social com ênfase em sistemas de informação
RESUMO: Hoje em dia o conceito da Responsabilidade Social e os Sistemas de Informação estão cada vez mais presentes no cotidiano das pessoas e das organizações. Muitas pessoas dizem não os praticarem, quando apenas não sabem o que significam. Existem organizações que vêem a Responsabilidade Social como uma oportunidade de sua empresa aparecer no mercado competitivo, mas com o passar dos tempos, a grande maioria delas sabe da importância e a usa com consciência, por que tanto para economia como para o meio ambiente em geral, essa pratica é de extrema importância. Além disso, os Sistemas de Informação devem ser vistos como uma necessidade, pois, auxilia no controle de todo ambiente organizacional, bem como da difícil tarefa de tomar decisão.
Palavras Chave: Responsabilidade Social, Sistemas de Informação, Organizações.
Introdução
O presente trabalho foi elaborado com o objetivo de analisar as empresas de Marechal Cândido Rondon em relação ao Sistema de Informação e a Responsabilidade Social, ou seja, ver se as empresas possuem e utilizam esses meios corretamente. Para tal, foi elaborada uma pesquisa de campo demonstrando como as empresas praticam a Responsabilidade Social, com intuito de avaliar os dados obtidos das empresas sobre Sistema de Informação e Responsabilidade Social, pois ambos são de extrema importância nas organizações. Através deste procedimento identificaremos quais são as necessidades ao planejar um projeto de Responsabilidade Social, também demonstrar quais são as vantagens que as empresas têm ao utilizá-la, bem como os Sistemas de Informações nas organizações.
1 A importância da Responsabilidade Social
Conforme Filho e Pinheiro (2006, p. 24) “Não existe um conceito plenamente aceito sobre Responsabilidade Social. Confunde-se, muitas vezes, Responsabilidade Social com “ações sociais”, reduzindo o seu escopo com atividades de cunho