responsabilidade sicial
Contabilidade é uma ciência de natureza económica cujo objectivo é a realidade económica, passada, presente e futura de qualquer entidade pública ou privada, analisada em termos quantitativos e por um método específico com o fim de obter informações económico-financeiras, indispensáveis a gestão dessa entidade, por outra, a contabilidade, é a ciência que tem como finalidade registar, colectar, resumir, informar, e interpretar, dados e fenómenos que afectam as situações patrimoniais, financeira e económica de qualquer entidade.
Possui três requisitos:
Para a ciência: O campo de actuação que são as entidades;
O objecto: É o património;
O método: São as partidas dobradas.
Contabilidade Geral e Aplicada
A contabilidade geral (também designada por contabilidade financeira ou ainda contabilidade externa) é um dos ramos da contabilidade e diz respeito ao registo e comunicação de informações de âmbito económico e financeiro de uma determinada entidade às pessoas e entidades externas com interesses nela própria, tais como os proprietários e investidores, credores, autoridades reguladoras e fiscais e públicos em geral. O principal objectivo da contabilidade geral é o de fornecer informação sumária para o exterior sobre a posição financeira da entidade e sobre a formação dos resultados. A contabilidade geral abrange todo e qualquer património, seja ele de pessoa física, de entidades com fins não lucrativos ou lucrativos e de pessoas de direito público.
Contabilidade aplicada
Contabilidade aplicada é o controlo e estudo de determinados patrimónios específicos, com a utilização dos métodos e princípios da contabilidade geral.
Divisões da Contabilidade
Para facilitar a organização interna da empresa a contabilidade dividiu-se em dois grupos: Contabilidade Externa ou Geral - regista as operações externas da empresa, isto é, aquelas que respeitam à empresa no seu todo (regista factos patrimoniais que fazem prova perante terceiros; permite