Responsabilidade Civil
a) lícito, mas que pode ensejar reparação civil.
b) lícito, apesar do seu abuso.
c) ilícito, que pode ensejar reparação civil.
d) ilícito, mas sem possibilidade de reparação civil.
Resposta correta: Alternativa “C”
2. Considere a seguinte noticia hipotética: “Caminhão de refinaria de petróleo transportando matéria prima inflamável explode, destrói 3 imóveis e fere 10 moradores.” A esse respeito, assinale a afirmativa correta:
a) Mesmo que se verifique que a conduta do motorista da refinaria não tenha se originado de uma ação ou omissão voluntária, negligência ou imprudência, a refinaria responderá pelos danos causados.
b) Caso se verifique que o motorista da refinaria não foi o responsável principal pelo acidente, poderá requerer-se, pela mitigação do principio da reparação integral, a redução, equitativamente, da indenização a ser paga às vítimas.
c) Em se verificando que o motorista da refinaria conduzia o automóvel de forma imprudente, eventuais indenizações deverão ser por ele suportadas, admitindo-se apenas a responsabilidade subsidiária do empregador.
d) Caso se verifique que a causa do acidente foi a conduta do motorista da refinaria, mas que esta estava dentro dos limites indispensáveis para remoção de perigo iminente gerado por caminhão desgovernado, a conduta é considerada lícita, não havendo responsabilidade sobre os danos.
e) Por ser a responsabilidade civil dependente da criminal, a refinaria não poderá mais discutir no juízo cível a autoria dos danos, se no juízo criminal seu motorista aceita transação penal.
Resposta correta: Alternativa “A”
3. Após uma leve batida de veículos, os motoristas passam a discutir, e o mais novo, com 30 anos, depreda o outro veiculo, cujo proprietário, com 60 anos, sofre um infarto fulminante e morre no local. Há responsabilidade civil do outro motorista pela morte?