Responsabilidade Civil do Advogado
Itabuna-Ba Setembro 2011
Trabalho de Metodologia
Trabalho realizado pelas alunas do curso de Direito Bruna Santana e Jéssica Karolina apresentado à professora Christine para fins avaliativos da I unidade.
Itabuna-Ba
Setembro 2011
ÍNDICE
1. Introdução
2. A responsabilidade dos advogados
2.1 Inviolabilidade profissional
2.2 Prerrogativas
3. Conclusão
OBJETIVO GERAL
Verificar de modo amplo a responsabilidade do profissional do direito.
OBJETIVO ESPECÍFICO
Estudar o Código de Ética do advogado, enfocando sua responsabilidade civil.
JUSTIFICATIVA
O assunto abordado foi escolhido em razão das importantes questões que envolvem os, advogados que deve adotar uma postura ética, o papel da responsabilidade civil na resolução dos conflitos com base na lei e por se tratar de um de atendimento à sociedade em situação de risco.
1. INTRODUÇÃO
A responsabilidade profissional tem sido cada vez mais exigida. É cada vez mais corrente a idéia de que o advogado deve adotar uma postura ética, em harmonia com as prescrições do Estatuto do Advogado e as demais leis dispersas. Dessa forma, os advogados que prejudicarem essas normas deve ser responsabilizado por eventuais danos que venham a causar a seus clientes. Esta prática, na realidade, apresentava resultados extremamente negativos, pois acarretava a produção de outro dano, uma nova lesão, isto é, o dano suportado pelo seu agressor, após sua punição. A responsabilidade do advogado é contratual e decorre especificamente do mandato e, na área litigiosa, é de uma obrigação de meio. Bem como, a responsabilidade do advogado segundo o código de Defesa do Consumidor,