responsabilidade ambiental
Dimensão ambiental- Refere-se ao modelo de produção e consumo, que deve basear-se nos recursos naturais disponíveis para garantir que os ecossistemas se recuperem naturalmente, cabendo as sociedades se adaptarem a este modo de exploração da natureza.
Dimensão econômica - Manter uma eficiência produtiva mesmo reduzindo o consumo de recursos naturais, buscando novas tecnologias, que dê alternativas ao uso de fontes fósseis de energia e que permitam a economia de recursos perenes como a água.
Dimensão social - Supõe a distribuição justa dos recursos naturais, para que todos tenham uma vida digna.
Dimensão política - Responsabilização do poder político em decisões que favorecem ou não o desenvolvimento sustentável. Como muitos decisões passam por esta dimensão, ela é fundamental e deve ser considerada, já que não é possível ignorar que haja conflitos e interesses envolvidos, que podem levar a uma forma de exploração não sustentável e a uma distribuição desigual dos recursos.
Dimensão cultural - Para que haja uma mudança de comportamento e estilo de vida, para que ele se encaixe nas pretensões do desenvolvimento sustentável, é preciso uma reformulação na forma de pensar das pessoas, onde os valores passem a ser compatíveis com os ideais da sustentabilidade.
Questão 2
Dimensões ambiental, econômica e social.
Questão 3
Respostas à crise ambiental:
Tecnológica - Resume-se ao desenvolvimento de tecnologias que permitam a otimização do consumo dos recursos naturais e a mecanismos de produção alternativas, não significando necessariamente grandes mudanças sociais.
Novos valores e costumes - a segunda resposta à crise ambiental estaria na mudança nos valores referentes ao consume e produção do instantâneo para o duradouro, adotar novos costumes visando a preservação do padrão de vida para as novas gerações.
Não Resposta ou catástrofe - No caso de as novas tecnologias não serem suficientes para reverter as condições ambientas alteradas pelos efeitos