Responabilidade Social e Ambiental
Em algum momento de sua vida já deve ter feito um boa ação, exemplo trabalho de voluntariado, algum tipo de projeto em filantropia enfim em qualquer que seja a uma grande distorção ao tema agora elencado pois é facilmente confundido Responsabilidade Social Ambiental com ações sociais com boa ações. E o que se pretende com a Responsabilidade Social Ambiental é que as empresas façam mais do que a lei prevê nas suas dependências entorno de sua região, microregião e macroregião tornando-se realmente uma empresa que tenha Responsabilidade Sócio Ambiental efetivamente sólida.
Assim começo o trabalho mostrando a relação de Responsabilidade Sócio ambiental envolvendo todas as partes os Sócios, Acionistas, Consumidores e demais interessados pela empresa. Pois bem é preciso entender o termo Responsabilidade Social o mesmo agregou-se lentamente ao mundo corporativo e atualmente traduz em forma ética de conduzir os negócios. Em definição dada pelo mini dicionário Aurélio Século XXI pág:602 Responsabilidade: Que responde pelos próprios atos ou pelos de outrem.
Responsabilidade Social no Brasil foi a criação do Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas (Ibase), criado no ano de 1981, surgiu como proposta de democratização da informação sobre a realidade econômicas, políticas e sociais no Brasil. Instituição de caráter suprapartidário e suprareligioso, o Ibase tem como missão o aprofundamento da democracia, seguindo os princípios de igualdade, liberdade, participação cidadã, diversidade e solidariedade. Contribuindo para a construção de uma cultura democrática de direitos, no fortalecimento do tecido associativo, no monitoramento e influência sobre políticas públicas o Ibase foi fundado pelo Sociólogo Hebert de Souza.
As empresas possuem uma relação diferente das sociedades. Nas ações de Responsabilidade Social, é exigência básica a condução de ações de forma ética através de práticas que apresentem uma cultura