RESPIRAÇÃO X MUSCULAÇÃO
Esse é um item muito importante e que tem reflexos diretos nos resultados dos treinos, pois a respiração correta pode melhorar muito o aproveitamento dos treinos, assim como a respiração errada pode ocasionar tonturas e até desmaios durante os exercícios, especialmente os de força.
Existem basicamente 4 tipos de respiração diferentes. Além da respiração livre, são elas a respiração ativa, a respiração passiva e a respiração semi-bloqueada e bloqueada. Cada um delas tem suas vantagens e desvantagens e você deve saber empregar cada uma delas a favor do seu melhor desempenho nos treinos, para isso você deve conhecê-las melhor. Confira conosco.
A respiração livre é a respiração natural, quando inspiramos e expiramos normalmente, mesmo que de forma mais ofegante durante os treinos, porém ela acontece geralmente quando não há uma maior preocupação ou tensão durante o movimento.
A respiração ativa é aquela em que o atleta inspira quando começa a fazer força, ou seja, na fase concêntrica e expira durante a finalização, na fase excêntrica. Esta é a menos utilizada pois não permite a contração eficiente da musculatura abdominal devido a inspiração, diminuindo a eficiência e a segurança dos movimentos.
A respiração passiva é o inverso da respiração ativa e a mais indicada na pratica de musculação. Nesse caso o atleta expira na fase concêntrica e inspira na finalização. Ou seja, a inspiração ocorre simultaneamente com a fase concêntrica do movimento, aumentando a pressão intra-abdominal e a segurança e eficiência dos exercícios e não acarreta grandes elevações na pressão arterial.
Já a respiração semi-bloqueada e bloqueada, também chamadas de apnéica, é quando não há a respiração durante o