Respiração, reprodução e circulação
A reprodução pode ser assexuada, que ocorre sem a conjugação de material genético, e sexuada, ocorre quando as duas células reprodutoras se unem para formar uma nova célula.
A circulação pode ser fechada: tipo de circulação em que o sangue flui dentro dos vasos. Ex: nos anelídeos e nos vertebrados. E aberta: tipo de circulação em que o sangue sai do interior dos vasos e entra em contato direto com as células. Ex: gafanhoto
Reino monera
É um reino formado pelas bactérias e cianobactérias. Seus formatos são: vibrião, cocos, espirilo e bacilo.
A reprodução é assexuada e é chamada de cissiparidade ou bipartição= a bactéria se divide em duas, e conjugação= uma bactéria transmite parte do seu material genético a outra e depois elas se dividem.
Muitas bactérias heterótrofas são anaeróbicas obrigatórias, como o bacilo do tétano. São bactérias que morrem na presença de oxigênio. Nesse caso a energia dos compostos orgânicos é obtida por meio de fermentação. As anaeróbicas facultativas, por outro lado, vivem tanto na presença como na ausência de oxigênio. Outras espécies só sobrevivem em presença de oxigênio - são as aeróbias obrigatórias.
Reino protista
É um reino formado pelos protozoários e por alguns tipos de algas. Como nas bactérias, a reprodução do reino protista é assexuada e através da bipartição. A maioria dos protozoários fazem respiração aeróbica. Reino fungi
A reprodução é sexuada. A respiração dos fungos pode ser aeróbia (na presença de oxigênio) ou anaeróbia facultativa, sobrevivendo em ambientes com baixa oxigenação.
É representado pelos mofos, cogumelos e bolores. Os bolores são fungos que aproveitam os materiais orgânicos como alimentos, e podem se reproduzir por meio de pequenas estruturas, os esporos. Ao atingir seu alimento em temperatura e umidade adequadas, ele se desenvolve e dá origem ao bolor.
Reino plantae
A maioria