Respiração Aeróbica
CURSO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA - 1º PERÍODO
DISCIPLINA: BASES BIOLÓGICAS APLICADAS À EDUCAÇÃO FÍSICA E AO ESPORTE
PROFESSOR: FERNANDO MAFRA
ATIVIDADE SOBRE A DISCIPLINA DE BASES BIOLÓGICAS
APLICADAS À EDUCAÇÃO FÍSICA E AO ESPORTE
RESPIRAÇÃO AERÓBIA OU AERÓBICA
ALUNO:
IELMO VANDERLEY MARQUES
IELMO MARINHO/RN
JANEIRO/2015
Sumário
01
Introdução ..........................................................................
03
02
Respiração Aeróbia ou Aeróbica .....................................
04
03
Referências Bibliográficas ...............................................
06
Introdução
A oxidação de compostos orgânicos, além de trocas gasosas resultam na respiração, a qual fornece energia e vários compostos importantes para o metabolismo de todas as células vivas. A intensidade da respiração varia conforme as necessidades metabólicas da célula. Pode ser medida através do gás carbônico liberado e do oxigênio absorvido. Há vários fatores que influenciam no processo de respiração, como a quantidade de substratos, gás carbônico e oxigênio disponível. Chamamos de ponto de compensação o momento em que as taxas de fotossíntese e respiração da planta são iguais, ou seja, todo o oxigênio produzido pela planta é utilizado por ela mesma.
Uma observação que podemos fazer a respeito disso é que as algas, ao contrário das plantas, consomem menos de seu oxigênio produzido, liberando o resto.
Na respiração aeróbia, a célula libera toda a energia contida na molécula da glicose. Sendo assim, mesmo perdendo energia na forma de calor, a célula ainda consegue sintetizar 38 moléculas de armazenamento de energia, ao invés de apenas 2. Isso faz com que a célula tenha um metabolismo muito mais acelerado.
Respiração Aeróbia ou Aeróbica
O aparecimento do gás oxigênio (O2) causou grandes