Respiratório
1. Função do Sistema Respiratório:
O sistema respiratório tem como principal função realizar a troca gasosa, ou seja, levar oxigênio (O2) às células e eliminar o dióxido de carbono (CO2) produzido por elas. O processo de troca gasosa no pulmão, dióxido de carbono por oxigênio, é conhecido como hematose pulmonar. Além dessa função, o sistema também está envolvido com a fala e o olfato.
2. Divisão:
O sistema respiratório se divide em 2 porções: porção condutora, que é constituída de cavidades e tubos que conduzem o ar para os pulmões, e porção respiratória, que é constituída pelos pulmões e por estruturas que estão no interior dos pulmões e realizam as trocas gasosas.
3. Porção Condutora – Constituição:
A porção condutora é constituída pelo nariz, pela faringe, laringe, traquéia, pelos brônquios e pelos bronquíolos.
4. Porção Condutora – Nariz
O nariz é dividido em nariz externo, que é localizado no plano medial da face e contêm pêlos que filtram o ar inspirado, cavidade nasal, que é localizada no interior do nariz, posterior as narinas e anterior as coanas e tem função de aquecer, umidificar e filtrar o ar inspirado e ainda tem células receptoras para o olfato, e seios paranasais, que também são responsáveis pela purificação, aquecimento e umidificação do ar inspirado.
5. Nariz Externo – Morfologia
O nariz externo tem forma de pirâmide triangular, possui duas extremidades, uma superior denominada de raiz e uma inferior denominada base, onde encontram-se duas abertura chamadas narinas, que são separadas pelo septo nasal. As faces laterais do nariz apresentam duas saliências semilunares que recebem o nome de asas do nariz. A “ponta” do nariz é denominada ápice e entre a raiz e o ápice estende-se o dorso do nariz. Também possui sulcos. O perfil é muito variável, podendo ser retilíneo, côncavo ou convexo.
6. Nariz Externo – Cartilagens e ossos
O nariz possui um esqueleto ósseo-cartilaginoso, a parte óssea é formada pelo osso frontal,