Resolução de problemas matemáticos
A COMUNICAÇÃO EM SALA DE AULA
A comunicação hoje é de grande interesse nas áreas curriculares de matemática de todos os níveis, os estudantes devem aprender a se comunicar matematicamente e os professores são os maiores incentivadores, estimulando o aluno ter o espírito de questionar, pensar e criar idéias; construindo um vinculo entre as noções intuitivas, informais, linguagem abstrata e a simbólica; tendo a comunicação um papel fundamental.
A ausência da comunicação, ainda é restrita nas aulas de matemática, o excesso de exercícios aplicados de forma mecânica, a linguagem matemática, este são fatores predominante da falta de comunicação.
Quer por sua característica de linguagem cientifica, quer pela natureza da ciência matemática, seu recurso básico de comunicação é a escrita. Por isso, ela toma emprestada da língua materna (Machado,1995). A linguagem materna tem dois papéis em relação a matemática. De um lado a língua materna é aquela que lemos os enunciados, podemos interpretar e são feitos os comentários de que se lê ou se ouve; de um outro lado a linguagem matemática ela se apóia em raciocínios matemáticos, na organização sintática e em deduções. O nível de compreensão do aluno deve a capacidade de comunicar, compreender um conceito para melhor entender sobre ele.
O modo de compreender esta associado a capacidade de estabelecer relações entre leitura escrita, dos mais variados significados, representações e linguagem que é estabelecida em sala de aula. O exercício da leitura e produção de textos em matemática, auxilia a comunicação entre os alunos, estabelecendo uma melhor noção
Sobre vários significados.
È de extrema importância que todos os alunos saibam escrever de maneira autônoma e tranqüila sempre que for necessária inclusive em matemática. Para isso acontecer é preciso que seja trabalhado na escola e na sociedade um hábito de ler e escrever de forma qualitativa e não artificial e