Resolução de Potencial elétrico em uma barra por meio de Integral Trigonométrica
2014
SUMÁRIO
1.0 INTRODUÇÃO
O conhecimento sobre potencial elétrico é de extrema importância para quem trabalha no ramo de elétrica ou eletrônica, pois a diferença entre 2 potenciais elétricos gera a tensão que por sua vez esta presente em 80% dos cálculos de elétrica. O calculo do potencial elétrico de um corpo pode ser realizado de diferenças formas, pois temos uma grande variedade de formulas que utilizam esta grandeza.
O foco deste trabalho será o calculo do potencial elétrico de uma barra em relação a um ponto localizado no espaço, para isso será utilizado o conhecimento em física e calculo.
2.0 POTENCIAL ELÉTRICO
O potencial elétrico é a capacidade de um corpo energizado realizar trabalho, ou seja, atrair ou repelir outras cargas elétricas. Neste trabalho será utilizado apenas um tipo de corpo, uma barra, para demonstrar os cálculos, mas primeiramente vamos ver como é calculado o potencial elétrico de um ponto.
Para saber o potencial elétrico de um ponto, coloca-se nele uma carga de prova Q e mede-se a energia potencial adquirida por ela. Essa energia potencial é proporcional ao valor de Q. Portanto, o quociente entre a energia potencial e a carga é constante. Esse quociente chama-se potencial elétrico do ponto. Ele pode ser calculado pela expressão:
V=U/Q onde:
V é o potencial elétrico,
U a energia potencial e Q a carga.
O potencial elétrico é dado pela unidade de medida Volt(V).
Como já falado anteriormente o potencial elétrico tem a capacidade de realizar trabalho, repelir ou atrair outras cargas através do campo elétrico, para calcular o potencial elétrico a partir do campo elétrico temos a expressão:
V=KQ/r onde:
V é o potencial elétrico
K é a constante do meio
Q é a carga r é a distancia entra a carga e o ponto
Quando o potencial elétrico é gerado por cargas elétricas puntiformes iguais em uma