Resolução de exercícios do capítulo 1 adm - administração: teoria e prática no contexto brasileiro
Julio Mesquita Filho
Faculdade de Engenharia - Campus Bauru
RESOLUÇÃO DE EXERCÍCIOS DO CAPÍTULO 1
ADMINISTRAÇÃO
Luiz Ricardo Takeshi Horita RA: 911887
Pedro Guilherme Buosi de Godoy RA:1010451
Bauru, 11 de março de 2012
ADMINISTRAÇÃO – CAPÍTULO 1
INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO E ÀS ORGANIZAÇÕES
Questões para discussão (página 26) 1. A organização é um grupo organizacionalmente estruturado de pessoas que se juntam para alcançar objetivos comuns. Toda organização tem um propósito, que é o que confere a mesma uma razão para existir. A administração é um processo que coordena o trabalho dos membros da organização e aloca os recursos organizacionais para alcançar os objetivos estabelecidos de uma forma eficaz e eficiente. Os administradores são extremamente importantes para uma organização, pois são eles que analisam o mercado e tudo que acontece dentro e fora da organização, estabelece metas e a guia para alcançá-los. Portanto o sucesso de uma organização depende muito da qualidade destes administradores.
2. Eficiência é a capacidade de realização das atividades da organização, minimizando dos seus recursos, ou seja, desempenhar corretamente as tarefas sendo econômico dos recursos organizacionais. Eficácia é a capacidade de realizar as atividades da organização de modo a alcançar os objetivos corretamente estabelecidos, tendo como principal preocupação os fins. Ambas estão correlacionadas, portanto não há uma mais importante para o sucesso de uma organização. Isso se deve ao fato de não ser possível ser eficiente se não tiver a eficácia e, não adiantar ser eficaz e ser ineficiente. Portanto para o sucesso, é preciso obter simultaneamente eficácia e eficiência.
3. O processo de administração possui quatro funções básicas, sendo elas: • Planejamento: função que especifica os objetivos a serem atingidos, que define as estratégias e ações que permitem alcançá-los, e que desenvolve