resoluçao de testes
(Teste de 1 de Maio de 2009)
1. Considere uma transmissão por corrente de rolos de passo (p). A potência transmitida (P) e a velocidade de rotação da roda motora (1, na figura n1) são constantes.
a) Identifique as componentes das forças que atuam em cada um dos ramos da transmissão e diga qual a sua origem. Destas componentes, quais são as que contribuem para os esforços nos veios em que as rodas estão montadas? [Use uma figura auxiliar]
Para o caso das correntes de rolos, considerando F1 como a força no ramo tenso e F2 a força no ramo bambo e admitindo F como a força útil responsável pela transmissão da potência, será:
F1=F+Fc e F2=Fc+Fcat em que Fc é a componente devida a força centrífuga e Fcat são devidas ao peso da própria corrente.
b) Discuta a influência do número de dentes (z1) da roda motora no funcionamento da transmissão.
[Refira, nomeadamente, os seguintes aspectos: (i) velocidade linear da corrente; (ii) esforço no ramo tenso; (iii) desgaste da corrente; (iv) volume global da transmissão]
Com o aumento do número de dentes da roda motora para manter a mesma relação de transmissão (i) somos forçados a aumentar o número de dentes da roda movida. Z2 = i x Z1 Com isto estamos forçosamente a aumentar o volume global de transmissão e a diminuir o esforço no ramo tenso, pois para a mesma potência a transmitir, um raio superior do pinhão faz diminuir o esforço transverso (força útil) P=B x W = T x r x W. No que diz respeito a velocidade linear da corrente um aumento do raio da roda motora para a mesma velocidade angular faz com que o seu valor aumente. Quanto ao desgaste, se por um lado uma diminuição do esforço no ramo tenso faz com que o desgaste diminua, por outro lado o aumento da velocidade linear faz aumentar a força centrífuga e com isto faz expulsar mais facilmente o óleo presente na corrente levando a um maior desgaste.
2. Considere uma engrenagem cilíndrica de dentes retos constituída por duas