Resolucao de vestibular
FUVEST 2009 – 1ª fase www.planetabio.com 1- A chamada “química verde” utiliza métodos e técnicas próprios para reduzir a utilização e/ou a geração de substâncias nocivas ao ser humano e ao ambiente.
Dela faz parte o desenvolvimento de
a) produtos não biodegradáveis e compostos orgânicos persistentes no ambiente para combater pragas. b) técnicas de análise para o monitoramento da poluição ambiental e processos catalíticos para reduzir a toxicidade de poluentes atmosféricos.
c) produtos não biodegradáveis e processos que utilizam derivados do petróleo como matéria prima. d) compostos orgânicos, persistentes no ambiente, para combater pragas, e processos catalíticos a fim de reduzir a toxicidade de poluentes atmosféricos.
e) técnicas de análise para o monitoramento da poluição ambiental e processos que utilizam derivados do petróleo como matéria-prima.
Resposta: B
A “química verde” envolve o monitoramento da poluição e processos catalíticos para reduzir a toxidade de poluentes emitidos.
2- O debate atual em torno dos biocombustíveis, como o álcool de cana-de-açúcar e o biodiesel, inclui o efeito estufa. Tal efeito garante temperaturas adequadas à vida na Terra, mas seu aumento indiscriminado é danoso. Com relação a esse aumento, os biocombustíveis são alternativas preferíveis aos combustíveis fósseis porque
a) são renováveis e sua queima impede o aquecimento global.
b) retiram da atmosfera o CO2 gerado em outras eras.
c) abrem o mercado para o álcool, cuja produção diminuiu o desmatamento.
d) são combustíveis de maior octanagem e de menores taxas de liberação de carbono.
e) contribuem para a diminuição da liberação de carbono, presente nos combustíveis fósseis.
Resposta: E
Os biocombustíveis contribuem para a diminuição da liberação de carbono, pois durante o seu processo de produção, bioetanol (cana-de-açúcar, milho) e biodiesel (manona, pinhão-manso etc), os vegetais absorvem dióxido de